segunda-feira, 29 de Abril de 2024  13:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-10-2015

Investigação científica sob pressão do mercado



rofissionalismo, sentido social e humanitarismo são os três factores, “que se implicam mutuamente”, para uma “conduta responsável na investigação”, disse ontem Luís de Araújo, presidente do Conselho de Ética e Deontologia (CED) da Universidade de Aveiro”, respondendo à pergunta lançada para a sua intervenção no debate realizado ontem: “Ética na Investigação Cientifica. Que responsabilidade para o Investigador?”.

Defende a manutenção destas três características que indicou, mesmo no actual cenário, que designou por “pós-académico ou industrial” num ambiente de “concorrência feroz” e identificando “uma nova figura de cientistas, que é quase um empresário, ocupando o centro da investigação enquanto o académico foi-se esgotando”.
Segundo o presidente do CED, a ciência foi “invadida pelo mercado, o investigador transformado num simples funcionário e o conhecimento produzido está no poder dos bancos de dados”. Sendo assim, questiona: “o que será da curiosidade sem limites, motor da criatividade?“, quando o investigador “é “irresponsável por princípio e por metier”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®